Vote na Próxima enquete do PokeMensal - Professor Oak e divirta-se.
Páginas de Temporadas Restauradas

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Itens de Jogos Pokemon

Itens

Nos jogos da franquia Pokémon, surgiram vários itens ao longo do tempo. Cada Geração de jogos tem introduzido mais e mais desses itens, atraindo novos jogadores e entretendo os veteranos. Aqui está uma lista com vários, não todos, itens da série.

Itens de Assistência

Berries

Berries ou Bagas, em Português, foram introduzidas no mundo Pokémon em Pokémon Gold & Silver. Berries podem ser usadas como típicos itens de consumo nos RPGs, para curar ou fazer com que os status voltem ao normal, recuperar HP e até fazer com que o Pokémon fique seu amigo, mas diminuindo seu ataque, defesa...E muitas outras utilidades. Nos jogos de Pokémon, a diferença é que dá para você fazer com que o Pokémon segure a Berry e só a use quando necessária, salvando um turno.

A partir de Pokémon Ruby & Sapphire, era possível plantar e regar Berries para fazê-las crescer. Esses jogos também introduziram as Pokéblocks, doces que faziam com que o Pokémon aumentasse os status de concurso. Em Pokémon Diamond & Pearl, as Pokéblocks foram substituidas pelo Pokébread, com o mesmo propósito.

Em Pokémon FireRed & LeafGreen, era não era possível plantar Berries, mas sim coletá-las pelo chão e depois fazer um pó com elas para trocar por itens especiais.

Elixires e Ethers

Elixires e Ethers têm sido essenciais desde a criação de Pokémon. Ao contrário das Poções, eles restauram o PP(Power Points) do Pokémon, ao invés do HP(Hit Points). Isso porque cada ataque tem um PP máximo(ex: Tackle tem 35 PP, ou seja você pode usar Tackle 35 vezes). Ao usar Elixires e Ethers, você restaura um pouco, ou todo, o PP do ataque sem ter que ir a um Centro Pokémon. Algumas Berries também têm esse efeito.

Elixires e Ethers não podem ser comprados em nenhum dos games, mas são achados durante o jogo. Veja todos os quatro tipos de Elixires e Ethers:

  • Ether - Restaura 10 PP de um ataque escolhido
  • Max Ether - Restaura todo o PP de um ataque escolhido
  • Elixir - Restaura 10 PP de todos os ataques de um Pokémon
  • Max Elixir - Restaura todo o PP do Pokémon escolhido

Pokéflute

Introduzida em Pokémon Red & Blue, a Pokéflute(ou Flauta Pokémon, em Português) servia para acordar os Snorlax que estavam dormindo em duas rotas.

Em Pokémon Gold, Silver & Crystal, havia uma estação de rádio que tinha o som da música da flauta e também servia para acordar o Snorlax.

Outros tipos de flautas
Em Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald, há um maníaco por cinzas que troca alguma por um item. Ele pode fazer flautas, embora não seja um Pokéflute, que, ao serem dadas ao Pokémon e um efeito na batalha ocorrer, ela irá fazer alguma coisa. Abaixo uma lista dessas flautas:
  • Blue Flute(pode ser considerada um Pokéflute) - Cura o Pokémon de "sono"(Sleep)
  • Black Flute - Reduz a probabilidade de encontrar Pokémon selvagens
  • White Flute - Aumenta a probabilidade de encontrar Pokémon selvagens
  • Red Flute - Cura o Pokémon de "atração"(Attraction)
  • Yellow Flute - Cura o Pokémon de uma confusão(Confused)

Em Pokémon Colosseum, há a Time Flute, que chama o Celebi e purifica um Pokémon instantaneamente.

Em Pokémon Diamond & Pearl, há um flauta chamada Heaven's Pipe ou Azure flute, que ao ser usada no Mt. Coronet, abre uma escada para o Hall of Origin, onde está Arceus.

Poções (Potions)

Potions são usadas para restaurar o HP(Hit Points) de um Pokémon. Na verdade, essas poções são frascos com um spray para borrifar nos Pokémon.

Há quatro diferentes tipos de Potions. Confira a lista e o efeito que têm nos Pokémon:

  • Potion - Restaura 20 HP
  • Super Potion - Restaura 50 HP
  • Hyper Potion - Restaura 200 HP
  • Max Potion - Restaura todo o HP de um Pokémon

Há também, outros itens que restauram o HP dos Pokémon, com efeitos semelhantes aos das Potions. A lista e o efeito estão a seguir:

  • Fresh Water - Restaura 50 HP
  • Soda - Restaura 60 HP
  • Lemonade - Restaura 80 HP
  • Moo Moo Milk - Restaura 100 HP
  • Full Restore - Além de restaurar todo o HP, cura o Pokémon de um status como Burned, Paralyzed, etc.
  • Energypowder - Restaura 50 HP por rodada.
  • Energy Root - Restaura 200 HP, mas de acordo com o gosto, pode fazer o Pokémon não gostar de você
  • Ragecandybar - Restaura 20 HP e é exclusivo para Pokémon Gold, Silver & Crystal

Itens de aumento

Itens de aumento são itens que aumentam um Lv. do Pokémon em que é usado, que aumentam os status de Constests, que aumentam algum valor específico(Atk, Def, Spd, S. Atk e/ou S. Def) ou até mesmo fazem aumentar um estágio, ou seja, evoluir. Confira abaixo alguns desses itens de aumento.

Pedras elementais

Pedras Elementais, mais conhecidas como Pedras Evolucionárias são pedras com poderes especiais de um elemento que fazem com que alguns Pokémon evoluam. Há cinco pedras básicas de evolução, com mais sete especiais. Fire Stone, Water StoneThunder Stone são as mais conhecidas, que evoluem um Eevee para Flareon, Vaporeon e Jolteon, respectivamente. Um Pikachu para Raichu com Thunder Stone, por exemplo. Outra dessas pedras é a Moon Stone, que evolui Pokémon como Clefairy e Nidorino. A última pedra básica é a Leaf Stone, que evolui Gloom e Weepinbell, por exemplo. Basicamente, essas pedras evoluem Pokémon que estão de acordo com o elemento dela. e

Há várias outras pedras, como a Sun Stone, que evolue o Sunkern e Gloom. Essa pedra não evolui apenas no uso, mas dando a um Poliwhirl ou um Slowpoke e trocando, a King's Rock.

Há duas "pedras" especiais em Pokémon XD, a Sun Shard e a Moon Shard, que evoluem o Eevee para Espeon ou Umbreon.

Em Pokémon Diamond & Pearl, foram introduzidas a Light Stone, que evolui Togetic ou Roselia, a Dark Stone, que evolui Murkrow ou Misdreavus, e a Awakening Stone, que evolui um Kirlia macho ou um Snorunt fêmea.

Pokéblock

Em Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald, um Pokéblock é uma bala feita de Berries. Para gerar um Pokéblock, é necessário juntar uma Berry com outras no Berry Blender. É primeiramente usado para aumentar status de Contests ( ou concursos ), mas eles também podem ser usados como isca no Safari Zone.

Dependendo de como foi misturado, um Pokéblock pode ter diferentes sabores e aumentar um ou mais status.

Pokéblocks também são usados para evoluir um Feebas para Milotic.

Poffin

Introduzidos em Pokémon Diamond & Pearl, os Poffins são os substitutos dos Pokéblocks. Eles basicamente fazem a mesma coisa que os Pokéblocks, mas é feito de um jeito diferente.

Rare Candy

Rare Candies são itens raros do mundo Pokémon. Eles fazem com que o Pokémon suba um Lv. na experiência imediatamente. Ao contrário do que muitos pensam, Rare Candies não deixam o Pokémon mais fraco(exceto se só se usar Rare Candies para fazer com que o Pokémon suba de Lv.), mas não dá Effort Points, que podem ser recuperados mais tarde.

TMs e HMs

Technical Machines

Technical Machines ou TMs, abreviado, são discos especiais que ensinam uma nova técnica ao Pokémon. Eles só são usados uma única vez, depois desaparecem do inventário do jogador.

Até a Quarta Geração, existiam 50 TMs diferentes. Em Pokémon Diamond & Pearl, esses 50 passou para 92 TMs, sendo que os 50 primeiros eram os mesmos da Terceira Geração. Aproximadamente 33 TMs são adquiridos pelo personagem apenas seguindo a história do jogo. Outros são compráveis em lojas. Assim como Pokémon, também pode haver TMs muito raros. Nem todos os TMs podem ser usados em cada Pokémon e alguns Pokémon, como Ditto e Magikarp não podem aprender nenhum ataque de TM. Há outros, como Mew e Arceus, que podem aprender todos os 92 TMs e todos os HMs.

Hidden Machines

Hidden Machines, ou HMs, são iguais aos TMs, exceto por três coisas: elas não desparecem do inventário, não podem ser trocadas por outros ataques, apenas deletadas e elas têm um efeito especial fora da batalha. Abaixo, uma lista de todos os HMs:

  • HM 01: Cut - Corta árvores pequenas para desbloquear passagem
  • HM 02: Fly - Pode te transportar para uma cidade já visitada
  • HM 03: Surf - Te dá a possibilidade de navegar em águas não rasas
  • HM 04: Strength - Você pode mover pedras grandes e pesadas
  • HM 05: Flash/Defog - Flash está em todos os jogos de 1ª, 2ª e 3ª Geração e lhe dá a possibilidade de iluminar cavernas. Defog lhe permite clarear a neblina
  • HM 06: Whirlpool/Rock Smash - Whirlpool está apenas em Gold, Slver & Crystal e lhe permite parar redemoinhos d'água. Rock Smash está nos jogos de 3ª e 4ª Geração e lhe permite quebrar rochas
  • HM 07: Waterfall - Está nos jogos de 2ª, 3ª e 4ª Geração. Lhe permite subir cachoeiras
  • HM 08: Dive/Rock Climb - Dive está em Ruby, Sapphire & Emerald e lhe dá a possibilidade que viajar embaixo d'água. Rock Climb está em Diamond & Pearl e permite escalar certas paredes.

Vitaminas

Vitaminas ou Nutrientes são itens existentes desde os primeiros jogos. São usados para aumentar um Stats(Atk, Def, etc.) de um Pokémon. Como são raros, o jogador acha alguns durante a jornada e se quiser comprar, pagará caro por eles. Por aumentar um Stats tão facilmente, cada tipo de Vitamina só pode ser usada dez vezes no mesmo Pokémon. Essas vitaminas têm influência direta nos EVs(Effort Values).

  • Protein - Aumenta o Ataque(Attack) de um Pokémon
  • Iron - Aumenta a Defesa(Defense) de um Pokémon
  • Calcium - Aumenta o Ataque Especial(Special Attack) de um Pokémon. Em Red & Blue, Zinc aumentava tanto Sp. Atk. quanto Sp. Def.
  • Zinc - Aumenta a Defesa Especial(Special Defense). Zinc foi introduzido em Pokémon Gold & Silver e assim, Calcium passou a aumentar apenas Sp. Atk.
  • Carbos - Aumenta a velocidade(Speed) de um Pokémon
  • HP Up - Aumenta o HP de um Pokémon
  • PP Up - Aumenta o PP de um ataque de um Pokémon
  • PP Max - Aumenta ao máximo o PP de um ataque de um Pokémon. É o equivalente a três PP Ups. Este item foi introduzido em Pokémon Ruby & Sapphire

Itens de Uso Próprio

No mundo Pokémon, há diferentes itens que são usados para um princípio próprio, ou seja, lhe dá informações essenciais do jogo e têm algum propósito em toda a história.

Pokégear

Introduzido em Pokémon Gold, Silver & Crystal, a Pokégear é um item de uso próprio para muitos dos treinadores Pokémon, incluindo o personagem. É normalmente um relógio que se usa pendurado no pescoço ou dentro da bolsa do treinador.

A Pokégear é uma combinação de relógio e telefone celular. Essa última função é adquirida pelo jogador em uma parte avançada e serve para receber chamadas dos treinadores com quem ele lutou. A Pokégear também serve de mapa. Logo após conseguir um cartão de mapas, o jogador pode ver sua localização em Johto ou Kanto.

A Pokégear, além disso tudo, pode servir de rádio, com um cartão adquirido em Goldenrod. Não só apenas para mudar a música de fundo, mas ouvir programas de rádio também! Um deles é o Buena's Passowrd(um jogo de memória) e o Lucky Number Show(loteria). Algumas estações de rádio atraem ou espantam alguns Pokémon selvagens.

Pokémon Digital Assistant - P*DA

O Pokémon Digital Assistant, ou P*DA, é um organizador digital usado pelos protagonistas de Pokémon Colosseum e Pokémon XD. Muito próximo a Pokédex, ele guarda informações dos Pokémon capturados. A interface do P*DA é como se fosse um Trainer Card: contém o tempo de jogo, ID do personagem e o dinheiro que acumulou.

Indo ao Pre Gym em Phenac City, a função de estratégia é encontrada e pode ser baixada para o P*DA. Ela contém informações de cada Pokémon que foi encontrado, como tamanho, habilidade, tipos, etc. Em Pokémon XD, essa função teve uma grande expansão.

Muito parecido com a Pokégear e a nova versão da PokéNav, o P*DA também tem uma conexão à Internet, nesse caso usado para receber e-Mails.

Em Pokémon XD, o P*DA também podia ser usado para saber quando lutar contra Mirror B. e se algum Pokémon havia mordido a isca nos Pokéspots.

PokéNav

Introduzidos em Pokémon Ruby & Sapphire, a PokéNav(encurtação para Pokémon Navigator) é um item de uso próprio de comunicação e navegação.

Em Ruby & Sapphire, havia um mapa de Hoenn, para o jogador não se perder, um monitor das condições dos Pokémon em contests, guarda informações de treinadores já derrotados e informa se eles querem lutar e um monitor que lhe mostra as medalhas que seus Pokémon ganharam em constests.

Em Pokémon Emerald, houve um upgrade nas informações sobre trinadores: além de guardar informações, os treinadores podem te ligar e você ligar para eles para ver se querem batalhar.

Pokétch

Introduzidos em Pokémon Diamond & Pearl, o Pokétch (ou Pokémon Watch) é o item de uso próprio definitivo do mundo Pokémon! Com 25 funções diferentes, o Pokétch pode, além de mostrar as horas no jogo, um contador de passos (perfeito para chocar ovos), mostrar onde estão plantadas Berries em Sinnoh, um calendário e muitas outras coisas. No anime, Dawn possui um Pokétch.

Key Items

Em qualquer RPG de Pokémon, os Key Items(Itens-Chave) estão presentes. Eles têm alguma função na história do jogo, atrasando ou ajudando o jogador a ir a uma certa área. Veja alguns dos Key Items mais famosos e importantes:

  • Bike - Presente desde Pokémon Red & Blue, as bicicletas economizam tempo na caminhada até outro lugar, indo mais rápido do que o normal.
  • Fishing Rod - Lhe dá a possibilidade de pescar Pokémon na água.
  • Coin Case - Guarda as moedas do cassino.
  • Town Map - Presente nos jogos de 1ª e 4ª Geração (Sendo da 2ª a 4ª, uma utilidade do (pokegear/pokenavi/poketchi), incluindo FireRed & LeafGreen, este item mostra o mapa do continente.
  • VS. Seeker - Introduzidos em FireRed & LeafGreen e presentes em Diamond & Pearl, este item possibilita rebatalhar treinadores.

Pokébolas

Ver artigo principal: Pokébola

Sem dúvida alguma, as Pokéballs (pokébola em português) são os itens mais importantes de qualquer RPG de Pokémon.

Pokébolas são esferas usadas para armazenar os Pokémons, as Pokébolas foram criadas para facilitar a locomoção dos Treinadores e Pokémons nas viagens. Ela é feita especialmente para guardar o Pokémon em um pequeno espaço. Para se tornar um verdadeiro treinador de Pokémons, é preciso conhecer todas as Pokébolas existentes. Para encontrar este item, basta ir até uma PokéLoja de qualquer cidade.

Existem muitos tipos de Pokébolas como a Pokébola convencional,Great ball(ótima bola),Ultra ball(Ultra bola),Luxury ball(luxuria bola),etc.

Mas a mais eficaz é a Master ball(Mestre bola),ela nunca erra(tal como ela é bem rara e não é vendida em pokélojas).

As Pokébolas também são um dos logotipos da série Pokémon.

Snag Machine

Presente em Pokémon Colosseum e Pokémon XD, a Snag Machine é uma máquina acoplada no braço esquerdo que permite que o personagem capture Pokémon de outros treinadores, contrariando toda a franquia.

Em ambos os games, não se pode capturar Pokémon normais, apenas Shadow Pokémon, Pokémon com os corações corrompidos. Em Colosseum, a Snag Machine poderia capturar qualquer Pokémon de outro treinador, mas a parceira de Wes(o protagonista), Rui, não deixava isso acontecer. Já em XD, a Snag Machine foi projetada para capturar apenas Shadow Pokémon.

Capture Styler e Capture Disc

O Capture Styler lença o Capture Disc, que por sua vez contorna o Pokémon várias vezes até este poder ser comandado. Os dois itens são exclusivos de Pokémon Ranger e são as "Pokéballs" de Fiore. Como não se captura Pokémon lá, os Rangers usam esses itens para poderem ajudar a natureza e comandar Pokémon por um tempo.

Zero-One

O Zero-One é o veículo em que Todd fotografa Pokémon em Pokémon Snap.

FONTES:WIKIPEDIA

7 comentários:

Lilith Gothika disse...

Será que vc poderia postar códigos Game Shark para pokemon light platinum de como conseguirm as pedras evolutivas light stone,dusk stone e awekening (ou dawn) stone??? Preciso muito desses códigos ok?! Estou aguardando...

Anônimo disse...

=))

Shadow disse...

qual o item pra escalar manolo ta fods de zera o platinum sem esse item :((

Anônimo disse...

Obrigada

Anônimo disse...

Para que serve o item Bastiodon e o item Amulet Coin ?

Anônimo disse...

o eche e troxa mou fraco nao pega nem um lendario

Anônimo disse...

Sua mãe é nossa ^^

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Olá, Para Você Que Quer Comentar Aqui, Agora Você Pode Usar Emoticons No Comentário, é Só Copiar o Código Que Fica Do Lado Do Emoticon Desejado, Postar e Pronto!
Fique Atento, Participe, Comente, Pergunte, Nosso Novo Sistema Automático Não Deixa Seu Comentário Ser Postado Antes De Ser Lido Por Um ADM Por Isso, Não Se Preocupe, Seu Comentário Com certeza Será Lido!!!

Automáticamente Serão Recusados Comentários Ofensivos Ou Com Palavras De Baixo Calão.

Obrigado